sábado, 6 de agosto de 2011

O renascimento

Este termo tem sua origem na vontade de muitos artistas e intelectuais do século XV e XVI que sentia a vontade de retomar a cultura greco-romana, naufragada na Idade Média. a chamada Idade das Trevas, barbarismo cultural.
Não foi meramente uma imitação. O renascentismo foi um acontecimento típicamente urbano. Houve qualidade e quantidade. O desenvolvimento da imprensa foi um fator preponderante para divulgar os ideais humanista do renascimento graças a Gutemberg criador de um processo que impulcionou a imprensão mais rápida e de grande escala.
Os mecenas era homens ricos, patrocinavam o trabalho dos artistas e intelectuais, encontramos entre estes mecenas os banqueiros, monarcas e papas.
Os humanistas eram pessoas que se dedicavam e orientavam o estudo dos textos classicos em latim e grego.
As arte se desenvolveram enormemente no renascimento, inspirados na antiguidade, os pintores passaram a adotar a técnica da perspectiva, visando alcança equilíbrio e elegância exaltando o corpo humano. Passaram a investigar para aperfeiçoar buscando ser mais racionais.
Grandes nomes do renascimento foram:
Leonardo da Vinci 1473-1519 : desenhou a máquina a vapor, a anatomia do corpo humano, o mapa da américa localizando esta. Entre outros engenhos muto significativos para a época.
Nicolau copénico 1473- 1543: combateu a teoria geocêntrica mostrando que o Sol era o centro do sistema planetário.
GIORDANO BRUNO 1548-1600: defendia que o universo era infinito sem centro algum.
PARACELSO 1493/1541: revelou os fundamentos da medicina farmaceutica físico-química
nos processos vitais.
MIGUEL SERVET 1511 - 1553: dissecou cadáveres, descobriu os processos da circulação sanguínia desobedecendo a proibição, foi queimado na fogueira em Genebra.
GALILEU GALILEI 1564 -1662: desenvolveu o telescópio confirmou a teoria de Copérnico, foi acusado de praticar heresias para se livrar negou tudo e se salvou da pena de morte.
É considerado o PAI DA FÍSICA.


Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1861623-renascimento/#ixzz1UHrcjdUp

Nenhum comentário:

Postar um comentário