sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sandro Botticelli

Pintor italiano. Botticelli foi florentino e extremamente bem sucedido no auge de sua carreira, com um estilo altamente individual e graciosa fundada sobre as capacidades rítmicas do contorno. Com o surgimento do estilo da Alta Renascença na virada do século 16, ele caiu fora de moda, morreu na obscuridade e só voltou à sua posição como um dos pintores mais amados quattrocento através do interesse de Ruskin e os pré-rafaelitas. Seu apelido "Botticelli" significa "pequeno barril" e foi originalmente concedida ao seu irmão mais velho. Por alguma razão, o nome foi passado para, e adotado por, o irmão mais jovem pintor. "Primeiros anos de Botticelli são obscuras, mas ele parece ter sido treinados no estúdio de Filippo Lippi, cujo estilo informa seus primeiros trabalhos datados, o painel de Fortitude (1470, Florença, Uffizi). Esta foi contratado para ser um de uma série de sete , os outros tendo sido executado por Piero Pollaiuolo. A afinidade estilística aqui também com Pollaiuolo é, talvez, devido às exigências dos clientes "para a unidade dentro da série (certamente nunca é evidente mais uma vez). Muitas das pinturas de Botticelli são sem data, mas um Adoração os Reis Magos (Florença, Uffizi) foi datado por estudiosos modernos para c1475. Isto é importante porque fornece evidências de Botticelli já tendo garantido o patrocínio da Medici cujos retratos (de acordo com Vasari) aparecem na imagem. Tão bem que este trabalho estabelecer a reputação de Botticelli que em 1481-1482 ele foi contratado para se juntar Perugino, Ghirlandaio e Rosselli (os pintores mais famosos do dia) para pintar afrescos para a Capela Sistina dois. Botticelli quadros mais famosos foram pintados em torno deste tempo, possivelmente para Lorenzo di Medici Pierfrancesco de '. Eles são a Primavera (c1478) e do Nascimento de Vênus (c1483), tanto na Uffizi. Estes são mitologias, e não do tipo ovidiana caprichosa, mas, tem sido sugerido, aqueles que encarnam a moral e . Neoplatonic idéias metafísicas que estavam em voga nos círculos Medici poesia visual pura, são estilisticamente a quintessência de Botticelli: há uma negação deliberada de construção espacial racional e nenhuma tentativa de modelo sólido figuras de aparência, em vez disso as figuras flutuar na frente plano da imagem contra um pano de fundo paisagens decorativas, e forma, definida pelo esquema, é intencionalmente modificada para imbuir que delineiam com poder expressivo. Botticelli que poderiam trabalhar em mais de uma maneira em um momento (talvez, como o Fortitude, adaptando-o para o contexto) é mostrado em seu afresco de Santo Agostinho, em seu estudo, pintado em 1480 para a igreja florentina do Ognissanti e em rivalidade com a vizinha Ghirlandaio São Jerônimo (ambos ainda in situ). Aqui, o estilo de Botticelli é mais monumental, com uma atenção ao detalhe naturalista. Sua oficina nestes anos foi muito bem sucedido, uma de suas linhas mais lucrativas sendo painéis representando a Virgem eo Menino, talvez a mais bela do que é o tondo de Nossa Senhora do Magnificat (c1485, Florença, Uffizi). Como seu mestre Lippi, antes dele, Botticelli criou seu próprio tipo instantaneamente reconhecível da beleza feminina, usado para Madonas e Vênus também. Sua pintura mais notável é também o único que é assinado, a Natividade Mística (1500, Londres, National Gallery). É deliberadamente arcaico com diferenças hierática em escala (a Virgem eo Menino superando as outras figuras) e traz uma inscrição críptica (parcialmente apagado) previsão do fim do mundo presente conturbado eo início de uma nova ordem. Muitas de suas obras datáveis ​​deste período parecem estar imbuídos da mesma tensão espiritual (que alguns estudiosos atribuem a associação de Botticelli com o pregador hellfire Savonarola, embora tal associação não foi substanciada). Durante sua última década de seu estilo deve ter aparecido absolutamente fora de data e ele parece ter feito muito pouco trabalho. Sem dúvida, o estilo da Alta Renascença obscurecido sua realização e, apesar de seu sucesso anterior, ele não tinha seguidores de qualquer mérito. Seu aluno mais importante era o filho de seu próprio mestre, Filippino Lippi.

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