sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Sandro Botticelli
Pintor italiano. Botticelli foi florentino e extremamente bem sucedido no auge de sua carreira, com um estilo altamente individual e graciosa fundada sobre as capacidades rítmicas do contorno. Com o surgimento do estilo da Alta Renascença na virada do século 16, ele caiu fora de moda, morreu na obscuridade e só voltou à sua posição como um dos pintores mais amados quattrocento através do interesse de Ruskin e os pré-rafaelitas. Seu apelido "Botticelli" significa "pequeno barril" e foi originalmente concedida ao seu irmão mais velho. Por alguma razão, o nome foi passado para, e adotado por, o irmão mais jovem pintor. "Primeiros anos de Botticelli são obscuras, mas ele parece ter sido treinados no estúdio de Filippo Lippi, cujo estilo informa seus primeiros trabalhos datados, o painel de Fortitude (1470, Florença, Uffizi). Esta foi contratado para ser um de uma série de sete , os outros tendo sido executado por Piero Pollaiuolo. A afinidade estilística aqui também com Pollaiuolo é, talvez, devido às exigências dos clientes "para a unidade dentro da série (certamente nunca é evidente mais uma vez). Muitas das pinturas de Botticelli são sem data, mas um Adoração os Reis Magos (Florença, Uffizi) foi datado por estudiosos modernos para c1475. Isto é importante porque fornece evidências de Botticelli já tendo garantido o patrocínio da Medici cujos retratos (de acordo com Vasari) aparecem na imagem. Tão bem que este trabalho estabelecer a reputação de Botticelli que em 1481-1482 ele foi contratado para se juntar Perugino, Ghirlandaio e Rosselli (os pintores mais famosos do dia) para pintar afrescos para a Capela Sistina dois. Botticelli quadros mais famosos foram pintados em torno deste tempo, possivelmente para Lorenzo di Medici Pierfrancesco de '. Eles são a Primavera (c1478) e do Nascimento de Vênus (c1483), tanto na Uffizi. Estes são mitologias, e não do tipo ovidiana caprichosa, mas, tem sido sugerido, aqueles que encarnam a moral e . Neoplatonic idéias metafísicas que estavam em voga nos círculos Medici poesia visual pura, são estilisticamente a quintessência de Botticelli: há uma negação deliberada de construção espacial racional e nenhuma tentativa de modelo sólido figuras de aparência, em vez disso as figuras flutuar na frente plano da imagem contra um pano de fundo paisagens decorativas, e forma, definida pelo esquema, é intencionalmente modificada para imbuir que delineiam com poder expressivo. Botticelli que poderiam trabalhar em mais de uma maneira em um momento (talvez, como o Fortitude, adaptando-o para o contexto) é mostrado em seu afresco de Santo Agostinho, em seu estudo, pintado em 1480 para a igreja florentina do Ognissanti e em rivalidade com a vizinha Ghirlandaio São Jerônimo (ambos ainda in situ). Aqui, o estilo de Botticelli é mais monumental, com uma atenção ao detalhe naturalista. Sua oficina nestes anos foi muito bem sucedido, uma de suas linhas mais lucrativas sendo painéis representando a Virgem eo Menino, talvez a mais bela do que é o tondo de Nossa Senhora do Magnificat (c1485, Florença, Uffizi). Como seu mestre Lippi, antes dele, Botticelli criou seu próprio tipo instantaneamente reconhecível da beleza feminina, usado para Madonas e Vênus também. Sua pintura mais notável é também o único que é assinado, a Natividade Mística (1500, Londres, National Gallery). É deliberadamente arcaico com diferenças hierática em escala (a Virgem eo Menino superando as outras figuras) e traz uma inscrição críptica (parcialmente apagado) previsão do fim do mundo presente conturbado eo início de uma nova ordem. Muitas de suas obras datáveis deste período parecem estar imbuídos da mesma tensão espiritual (que alguns estudiosos atribuem a associação de Botticelli com o pregador hellfire Savonarola, embora tal associação não foi substanciada). Durante sua última década de seu estilo deve ter aparecido absolutamente fora de data e ele parece ter feito muito pouco trabalho. Sem dúvida, o estilo da Alta Renascença obscurecido sua realização e, apesar de seu sucesso anterior, ele não tinha seguidores de qualquer mérito. Seu aluno mais importante era o filho de seu próprio mestre, Filippino Lippi.
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